Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

domingo, maio 29, 2005

Racismo encarado como normal

Nao sei se sou radical, mas vejo isso como racismo encarado com normalidade na sociedade. E vejo mais, vejo o espaço do esporte como o grande lugar para os preconceitos aflorarem. Dentro de campo nao dá pra saber, eu nao vivo nos gramados e nas quadras, o meu lugar é a arquibancada. Mas é nas arquibancadas q vemos várias tipos de manifestaçoes de puro preoceito q parecem absolutamente normais. Dá a impressao que naquele espaço a gente pode falar o q realemnte acha, aquilo q tá lá dentro, no âmago.

Quer ver? Olha as rivalidades entre clubes q representam clubes de imigrantes, ou clubes de bacanas e clubes q sao identificados por torcidas mais populares? O q é usado pra ofender os rivais? Sempre o q se considera ser o dedo na ferida.

Chamar a nacionalidade estrageira com desprezo ou mesmo desdenhar do nível social do outro sao usados como verdadeiras ofensas. Eu mesmo já enchi a boca pra chamar a outra torcida de portugueses e os mandar pra Portugal. E aí fomentamos um preconceito bobo contra os patrícios aí dos quais eu mesmo sou descendente.