Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

domingo, maio 29, 2005

Lá se foi a escravidão

Mas desde esses homens "livres'' correm atrás pra serem reconhecidos como pessoas capazes, pessoas normais, q tem dignidade como qq outra. Quer ver como funciona? Vou dar um exemplo. Qual o nome desse blógue? Preto, pobre e suburbano. Já ouvi várias vezes de pessoas diferentes em oportunidades diferentes q eu procuro me rebaixar. Peraí, desde quando ser preto, ser pobre e ser suburbano é algo q me rebaixe?

Ninguém entende qual foi a primeira intençao, algo tipo afirmaçao da condiçao. E nao entendo isso nada pejorativo. Trocando em miúdos, coloco-me justamente como mais um no bolo, mais um brasileiro qualquer q tá na luta pra sobreviver. Isso é ser preto, pobre e suburbano e não algo pra me vitimizar.

E essa questao, do ainda nao entedimento do ser preto como algo legal é q pega.

Vendo o documentário Preto contra Branco (agora vou ficar devendo os créditos dele pq nao lembro mesmo) essa questao me veio à cabeça. Pena q só agora to toamndo vergonha nos cornos pra escrever. O citado documentário trata de um tradicional jogo de fim de ano numa comunidade na zona sul paulistana. É de fato uma comemoraçao, mas q é levado a sério pq ninguém quer perder. Nem pretos nem brancos. Mas aí chega a gradne parada: quem é preto? quem é branco?

A ciência já disse q esse bagulho de raça é balela. Ok. Mas a cor da pele de alguns continua diferente. Engraçado q no Brasil somos entre 80 e 90% de afrodescentes, mesmo q a cor da pele de muitos seja branca. Daitne disso ser preto e ser branco é coisa de entendimento de cada um na socidade. No jogo, vários mulatos optam por seus times. Uns se entedem como pretos, outros se entendem brancos.

Sabe o Ronaldo Nazário, vulgo Ronaaaaaldo? Ele se entende como branco. É direito dele.

Sabe o Vicente Magno? Eu mesmo? eu me entendo enquanto negro. E aí? É direito meu.

Quem é mais escuro? Quem é mais mais claro? Tanto faz. É como a gente se vê e se coloca na sociedade.

Pena q ainda exista o sentimento de o preto noa merece tanto respeito quanto o branco. Um grande erro. E por conta dese sentimento há a coisa de vários mulatos repetirem que sao brancos. Já vi isso num sem número de vezes. E várias dessas pessoas acham estranho quadno eu me coloco como preto e dizem q sou branco.