Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

domingo, maio 29, 2005

Um pôste sobre 13 de maio

Não postei nada no dia 13 de maio, o tal dia da assinatura da Lei Áurea por falta de tempo e de interesse. Mas agora to aqui, após o empate no Fla x Flu, em casa, de bobeira, pensando no q o Ronaldinho disse e decidi escrever. Tudo num post só.

Já andei postando aqui sobre a lei assinada pela Princesa Isabel no idos 1888, que ela libertou pouquinhos escravos, em sua maioria já beneficiados por leis anteriores ou mesmo beneficiados por associaçoes ou outros negros que compravam sua liberdade. Comprar liberdade me parece algo tao estranho, mas é o q rolava a pouco mais de cem anos atrás.

Tudo bem, tudo bem. A pretitude já tava livre quando a tal princesa canetou o papel dando o 'liberte-se', mas o q vale, e isso eu demorei a sacar, é q foi a primeira vez q o negro foi reconhecido como cidadão. Veja bem, há 115 anos o negro passou a ser reconhecido como cidadão nesse país. É um disparate completo. Não faz tanto tempo assim. Fala-se q nossa democracia aidna nao está consolidada. Mas é complicado se falar em uma socidade em q todos tenham direito a voz quadno nós mesmos nao estamos acostumados a ver aqueles com pele mais escura como iguais.