Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, maio 19, 2005

Esquina da Rua Primeiro de Março com Conselheiro Saraiva, em frente da Marinha do Brasil, já no pedaço do Centro chamado Praça Mauá, no arredores do Mosteiro de São Bento.

Ia de carro e vi um monte de cones na esquina da rua. Rolou logo a impressao q uma obra acontecia por lá.

Entrando na rua deu pra perceber de cara q nao havia obra alguma. No lugar onde deveriam existir operários, duas mesas. Uma delas estava cheia. Sobre a mesa, cervejas. Em volta da mesa, pessoas sorridentes e conversativas.

Ninguém parecia se importar com o fato de estarem ocupando um terço de uma rua, no Centro do Rio, onde carros e carros passavam bem nas suas costas. Tudo isso numa noite de quitna-feira! É estar muito desencanado. Eu nao seria capaz. Mas fiquei surpreso com a cara de pau do dono do bar e 'expandiu' sua área. Além de abusar pondo uma mesa sobre a calçada, onde só cabia mesmo uma mesa, ocupou tb boa parte da rua pra ganhar um qualquer a mais. O cara abusa da boa vontade alhei, do bom senso e ainda pode gerar uma tragéida. O pior é q depos ainda põe na conta do poder público quando esse (ao menos em situaçoes com essa) nao deveria ter culpa no cartório.