Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

domingo, abril 15, 2007

A prisão dos bicheiros

Está rolando um estardalhaço sobre a prisão dos bicheiros no Rio. Anísio, ligado a Beija-flor, e Capitão Guimarães, ligado à Vila Isabel, e presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio. Bom, o lide da história são os desembargadores e delegados da Polícia Federal que foram presos pela própria PF, embora pro imaginário do carioca e acho que do brasileiro em geral chame mais atenção falar dos bicheiros ligados ao universo das escolas de samba cariocas. Tudo fruto da tal Operação Hurricane.

Eu estou me perguntando algumas coisas... Até onde vai essa iniciativa da PF? Será que todos que foram detidos realmente ficarão presos? As matérias davam conta que as prisões são por dez dias, o que me leva a crer que nos próximo fim de semana já teremos os tais detidos na rua.

Os sujeitos foram em cana por envolvimento com jogos ilícitos, compra de liminares e tal. A coisa é séria, a coisa é bem grave, mas mesmo assim fica no ar a dúvida se realmente ficarão na prisão. E, se ficarem, vão ter seu esquema desfeito ou continuarão apitando de dentro das celas?

E o que vai ser feito dos bingos e maquininhas de caça-níquel? Vai ser proibidos? Vão ter suas licenças cassadas?

Na qualidade de amante das escolas de samba do Rio de Janeiro, ainda me pergunto mais coisas que afetam nossa realidade. O delegado encarregado afirmou que existem indícios de manipulação de resultados, referindo-se a Anísio e Capitão Guimarães. Serão que provar algo? Espero que provem mesmo, mas e se provar? O que vai acontecer com a Liga das Escolas de Samba? Sua credibilidade vai descer pelo ralo. E a grana que entra pela prefeitura? O que nosso prefeito vai falar a respeito já que ele sempre colocou a liga como sua parceira?

O que vai acontecer a liga? As escolas? O desfile? Como as escolas vão se colocar diante disso? Será que alguém se pronuncia? Será que veremos um silêncio engasgado?

Estou só nos “serás” por enquanto, mas curioso pra ver o desenrolo disso tudo, do que está por vir...