Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, julho 18, 2003


Bangu, o primeirão

Nos idos do início do século passado o futebol, esse mesmo esporte popular toda a vida, só era praticado pelos branquelos. Só quem era branco podia entrar em campo e jogar com os seus 'iguais'. Ridículo. Um tipo de 'apartheid' no esporte.

E quem quebrou isso? Quem foi o primeiro no Rio de Janeiro, ao menos, a mandar isso pra cucuia? Banguzão, mané. O clube vermelho e branco lá do bairro. Dizia-se que o primeiro a fazer isso tinha isso o time da portuguesada, fala sério. Os caras eram tão racistas quanto os branquelos das famílias ricas. Quem diria que os ingleses da Fábrica Bangu, que deu origem ao bairro e ao clube, topariam bater de frente com essa disposição discriminatória...

O bom e velho Bangu Atlético Clube, naquela época ainda era Bangu Athletic Club, escalou o nego-preto Franciso Carregal entre 1905 e 1909. E foi logo um ano depois de ter sido fundado, visto que o clube nasceu em 1904.

Reza a lenda que mesmo com resistência dos outros clubes, o Bangu bancou a parada e em 1906 pôs outro negro em campo no Campeonato Carioca, Manoel Maia. Por conta disso o clube foi obrigado a sair da Liga Metropolitana de futebol que vetada o registro de jogadores pretos.

E tem gente que acha que não tem história praqueles lados da cidade...

Bangu de 1905

Na foto: (Da esquerda para direita)
Em pé(atrás): José Villas Boas (Presidente), Frederich Jacques e João Ferrer (Presidente Honorário); Em pé(na frente): César Bochialini, Francisco de Barros, John Stark, Dante Delocco e Justino Fortes; Sentados: Segundo Maffeu, Thomas Hellowell, Francisco Carregal, William Procter e James Hartley.
Ó o Carregal com a bola!

Bangu de 1906

(Da esquerda para direita)
Em pé(atrás): William Hellowell, Manuel Maia e James Hartley; Em pé(na frente): Raul Maranhão, John Farrington e Tom Harrison; Sentados: Alfredo Victor Guedes de Mello, Alexander Leight, Robert Cross, Charles Hill e Dante Delocco.
Ó o Manuel Maia ali no alto.

A fotos são do Bangu mesmo e estão no www.bangu.net