Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, julho 16, 2003

Queria eu entender o porquê

Madame RMRO, nao sei pq, sempre procura entender as coisas de digo ou escrevo como espinafrações em relação a ela. Não consigo entender. Tudo começou quando, ano passado, lá estava eu em Pernambuco vivendo lado a lado com ela, Kléston (seu irmão) e STA (seu 'marido'), era a República dos Cães Sem Dono. Num belo dia calhou de Vicente soltar que o fogão era seu brinquedinho. Só que falei me referindo ao tal aparelho como o lugar onde ela desencanava, se divertia e ficana na boa. Não sei pq, a madame achou que eu estava debochando. Eu, hein. Tá, tá bom. Só que depois disso, pra ela, boa parte do que eu falava era espinafração. E lá eu tenho moral pra espinafrar alguém?

Ontem ela postou:
"Pernambucana de araque!!!
Ok. Pra quem me conhece, sabe que esta é a terceira vez que moro em Pernambuco, mas que não sou natural da terra. Sou uma pernambucana de araque (nem tão de araque assim, como diria Vic). O fato é que eu a-d-o-r-o Recife e não tenho quaisquer pudores em transformar visitantes em eternos apaixonados pela terra de Maurício de Nassau. (...)"


E furingudo aqui comentou abaixo:
"Eu pensei que já tinha te convencido que tu é pernambucana sim. Muito mais pernambucana que vários que nasceram e cresceram por aí.

No Rio, diz-se que o carioca não precisa nascer no Rio só adotar a cidade e ser adotado por ela. No seu caso vejo o mesmo, só que aconteceu em Recife. Adotou e foi adotada.

E tô pra ver alguém com mais orgulho dessa terra que vc. E, por favor, não venha mais com esse caô "sou uma pernambucana de araque". Eu que te conheço sei muito bem que é mentira."


E ela responde:
"Vc, como sempre, me enpinafrando..."

Eu vou e escrevo:
"Como assim te espinafrando?! Vc acha que tudo que escrevo aqui é pra te espinafrar! Mais uma vez passei longe disso e vc optou por entender dessa forma...Ah, cara, faz isso nao.

Ó, nao comento mais nada já que, segundo vc, vivo te quizumbando."



Aí, vem a vendida e posta:
"Por que eu me ufano de Vicente Magno
Porque ele é preto, pobre, suburbano, porém limpinho e gente boa.
Só não recomendo dividir apartamento com ele. Como todo carioca, é falastrão. Ele tb é espaçoso. Não cozinha nem uma sopa de pedra, mas está semrpe disposto a dar irritantes pitacos na cozinha alheia e a chmar meu fogão de "brinquedinho" (humpf!).
Como todo carioca, é sangue bão e flamenguista doente (mas não tripudia sobre derrotas alheias, o que é ótchimo).
Agora, verdade seja dita, ele adota o Sistema Vicentocêntrico de ser. Quando ele estava por aqui eu morava em Candeias Beach e nunca fomos aprender a tocar alfaia, nem eu jamais fui ao festival de Inverno. Agora, que eu toco maracatu e vou ao festival, ele diz que é só implicância porque ele não está mais aqui.
É Vicentrocêntrico ou quoi?
Pontos positivos imbatíveis: gosta de música pernambucana e é dono do sorriso mais cativante que eu já vi. Isso sem contar com sua performance acrobática numa roda de samba.
Tá, Vic. Agora reclama de mim!!! Reclama que eu quero ver!!!"


Curiosa a parte da performance acrobática numa roda de samba. Eu achava que só sambava direitinho.

Que rendeu os seguintes comentários:
"Mulé, tu pega muito no pé dele! Mas o importante é que nos amamos todos e ponto final."
Catirina (Que sempre foi minha defensora por aqueles lados e é dona meu endereço oficial na cidade do Recife. Salve a Imbiribeira. O oficioso fica na Rua da Aurora)


"E ele num sabe disso? E o post inteiro foi pra dizer que eu o amo. O que tu ainda estás achando ruim?"
Rainha Maracatu


"Quero registrar, faço questão, que como tb jah dividi quatro paredes com este rapaz, ele tb nao eh habilidoso para questões masculinas. Me explico: ele nao troca lâmpada, nao sabe consertar porta que fica fazendo barulho, soh para citar exemplos mais vivos na minha memoria. Bom, mas ele eh bom para carregar tralha, companheiro de farra de primeira e um amigo 100%. Vic, te amo. Mas não inventa de morar mais tres meses comigo, nao. caso contrario, me divorcio."
macaca (mulé pilhada até cansar que me abrigou na estranha capital federal e, mesmo aproveitando pra me sacanear, me defendeu).

Mas eu troco lâmpada SIM! Só não dou jeito em porta que range pq não tenho o menor talento pra marceneiro.

Bom, esse post todo é pra dizer: valeu. Vou continuar lendo como faço até mais de uma vez ao dia, mas eu não volto a comentar lá pq sei que o que eu escrever vai ser encaradao como espinafração mais uma vez.