Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, julho 21, 2003

Armadilha

Tem um maluco que trabalha ali na esquina distribuindo papeizinhos o dia todo. E todo santo dia, quando estou passando por lá e chengando no prédio, o mesmo companheiro olha pra mim, estica a mão, entrega o papel. Eu pego, atravesso a rua na passarela de pedrestres que cruza a Avenida Rio Branco, amasso e jogo na lixeirinha coral que fica bem ali na passagem.

Sempre só lia o título, hoje resolvi trazer o papelzinho comigo. Está escrito "Dinheiro Rápido", bom isso né. E logo abaixo:
"S/ AVLISTA e S/ SPC
Documentos: 2 últimos Contra-Cheques, Comprovante de Residência (Luz, Gás ou Telefone), CPF e Carteira de Identidade (Original e Xerox)".


Aí vem o telefone, que é a coisa mais visível do panfletinho, que deve ter 6x4 cm, e (Não joge na Rua - Mantenha sua cidade limpa). Uau quanta consciência.

Mesmo assim fico imaginando quantos caem nessa parada diariamente. Queia saber as condições de pagamento que eles 'oferecem' aos clientes, tipo quantos pagamentos e taxa de juros... Na minha terra isso cheiraria a agiotagem...