Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sábado, maio 09, 2009

Há tempos nada me empolga a postar aqui. Vejo o blógue constantemente, mas acabo deixando para postar depois. Coisas vistas pela cidade, mais um título do Flamengo no estadual e até mesmo um jába ganho justamente por conta do blógue não foram suficientes pra me fazer sentar e dedicar um tempinho que fosse a postar um mínimo pôste. Cheguei a pensar, começar a escrever, mas calhou de nada ter vindo parar aqui, no bom e velho PPS. Hoje mesmo encontrei folclóricos amigos (Frenético e Mariana Amarálio) em churrasco para receber o já citado Frenético, hoje cidadão radicado em Recife. Recordamos histórias, muitas postadas nesse mesmo blógue em anos atrás.

Só que, independente do encontro, das boa companhias e das lembranças bacanas, chego em casa, ligo a televisão. Finzinho de sábado, e vou zapeando entre canais até a hora em que encontro, na ESPN, a final do Sul-americano de Futebol Sub17. Eu havia ido ao churrasco sobre o qual falei em cima com uma camisa da Seleção Argentina e começo a ver a partida final do torneio, um jogo em Brasil x Argentina. Cantam os hinos, acompanhei o Hino Nacional Brasileiro, ainda com a camisa da seleção dos hermanos, eis que, após mostrar os jogadores aparece a comissão técnica e lá está Paulo Rui. Sim e daí? Quem diabos é o sujeito?

Pois bem, é sabido que esse blogueiro que agora posta é torcedor do Clube de Regatas Flamengo, é também criado no querido bairro de Bangu, zona oeste carioca. Eis que o tal Paulo Rui é meu vizinho em Bangu. Foi ele que me levou ao Maracanã para assistir o primeiro jogo do Flamengo que tenho na memória, uma partida entre Flamengo x América, acredito eu, que pelo Estadual de 1984. Coisa de 25 anos atrás.

Ainda no ano passado fiquei sabendo que o companheiro Paulo havia sido convocado para a seleção sub 17, ele, embora grande rubro-negro, trabalha na formação de goleiros do Botafogo, esse mesmo que foi tri-vice pro Flamengo na semana passada. Nada na conta do Paulo, já que seu trabalho foi reconhecido, o próprio titular do Glorioso, o Renan, é cria do meu vizinho.

Voltando ao jogo, acabei me sentindo fora de propósito em ver o jogo que pode ser o primeiro título do companheiro na Seleção Brasileira justamente com a camisa do rival. Tirei a azul e branca e peguei uma verde e amerela. Já com a da Seleção Canarinho ouço o locutor gritando gol, corro para a tevê e vejo o próprio Paulo comemorando, haha, Eram três minutos e o Brasil fazia uma a zero.

Tá, e daí? E daí q o orgulho de ver o sujeito ali falou alto, a gratidão por ter sido ele quem me ofereceu meu primeiro registro de estar no Maracanã em jogo do Flamengo gritou também. Parei o que estava fazendo para assistir e torcer, antes de ser a seleção Brasileia, por ser o gente boa do Paulo Rui. O segundo tempo da partida começa agora, segue o 1 a 0. Espero ver a primeira conquista do sujeito ao vivo. Salve Paulo!