Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Ser mané é (versão pré-carnaval):


Sobrinho do Vicente vai dar os primeiros passos na Passarela do Samba logo mais, o moleque estréia em sua carreira de desfilante em escolas de Samba na Estrelinha da Mocidade. E isso rendeu um ser mané é do Vicente bem caprichado.

Sábado passado, uma semana antes do Carnaval, rolaria o último ensaio da escola mirim, ali em Padre Miguel. Antes de ter a informação do ensaio já havia sido marcado hora no salão pra futucar o dreadinhos vicentinos. A hora: 17h. Tardinho, mas... era a hora que rolava. O salão fica em Copacabana, não exatamente longe da atual casa do Vicente. Ok, lá chegando e começando os momentos de puxação e arrumação da cabelama o tempo passou. Ás 19h saí de lá. O presidente da agremiação mirim é o camarada que me convidou pra fazer parte da escola-mãe, logo é camarada. Tentei ligar pro sujeito duas, três, cinco vezes naquela tarde e noite, mas não consegui. Tomei um táxi até a casa, peguei a roupa que usaria no ensaio da Mocidade, a escola mãe, que começaria a noite e tomei outro táxi rumo à casa da sogra. Na garagem da casa da sogra está o carro utilizado por Vicente, ele tem morado lá no último mês e tal.

Lá chegando, família reunida. Avó, cunhada, cunhado, sobrinhos e, na hora de partir, Vicente percebeu a falta de algo... a chave do carro e o documento tinha ficado em Botafogo. Bola fora minha... Mas tudo bem, os cunhados são bacanas, fomos até a casa deles, que é bem perto, e me emprestaram um dos seus carros.

Tudo resolvido? Sim? Então beleza. Que se pegue a Avenida Brasil e tome o caminho de Padre Miguel que, como diz o samba, “é a capital da escola de samba que bate melhor no Caranval”*. Cruzou-se a cidade. Já na zona oeste lá foi Vicente correndo a pé para a quadra, algo perto das 22h e... a pior surpresa da noite, o banho frio que eu precisava pra me jogar na lama após aquela correria... um aviso na porta da quadra da Mocidade dizia que o ensaio havia sido cancelado por conta da chuva, que não caiu. Ser Mané é correr um tempão pra um evento que foi cancelado... Ô, sorte.

*Verso do samba “Salve a Mocidade”.