Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Obama tomou posse

E daí? Sinto firmeza nenhuma. O tratamento de super-herói dado ao primeiro presidente negão dos EUA não me convence. Ele tem discurso e põe na pauta temas importantes como direitos humanos? Hmmm... Obama é bacana, mas só isso lhe confere o ar de “salvador do mundo”? A mensagem que a grande mídia tem passado é justamente essa. Embora seja um marco, um feito cuja força simbólica será discutida durante anos e anos, Obama não chegou até o governo estadunidense por ser bom orador, negão e progressista, teve que fazer os seus acordos com grupos tradicionais de lá. Ou a conservador mídia da terra do Tio Sam teria se rendido apenas ao carisma e simpatia do novo presidente? Duvido.

Não só duvido como vejo no novo presidente dos Estados Unidos mais um presidente estadunidense, como todos os outros. Se vai queimar a minha língua eu não sei, só sei que não compartilho dessa euforia deslumbrada com sua eleição e posse.