Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

domingo, maio 06, 2007

Mas queria falar um pouco do Museu. Quem gosta da Língua Portuguesa poderia ver um pouco do que ele tem, em certos momentos parece um museu sobre cultura brasileira, o que, convenhamos, é algo muito próximo da língua que usamos.

O mote é “a língua é o que nos une”, a mais pura verdade levando em conta a extensão territorial desse país de meu Deus. O museu nos conta a origem da língua, desde o latim vulgar, que originou também uma outra penca de línguas. Localiza a língua portuguesa no contexto das demais línguas latinas e expões as trocas culturais com culturas indígenas e africanas que ajudaram a compor o que hoje usamos no cotidiano.

Também havia uma exposição sobre Clarisse Linspector, mas infelizmente ela não me diz nada. Sinto-me até meio mal, mas não alcanço a literatura de dona Linspector, já até tentei, mas sou um ser superficial.

O que chamou minha atenção foram outras coisas. A parte que se propõe a falar das trocas que levaram à Língua Portuguesa que temos e ao vídeo que é apresentado, assim como a Praça da Palavra, onde, digamos, rola um culto à palavra escrita e falada. Luzes, projeções, som... Um efeito bem bacana.

Ah, falou dizer onde fica... Na Estação da Luz, que após ter sofrido reforma ficou o lugar extremamente bonito. Pena que ter ido só agora, a exposição anterior era sobre Guimarães Rosa, na humilde opinião desse blogueiro, o mais escritor da Língua Portuguesa.