Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Minhas considerações muito particulares sobre a apuração das notas das escolas de samba

Não gostei. Pronto, não gostei mermo. Não gostei da colocação da Mocidade. Mesmo com problemas na harmonia, evolução e conjunto, vi minha escola ser escrotizada por jurados que deram notas baixas para fantasias, alegorias e enredo. E sabe p q? P q foi a primeira escola. Aposto minha mão direita q se a Mocidade tivesse sido a segunda pelo menos estaria voltando no desfile das campeãs no sábado.

Sim, é choro de perdedor sim. Mas de perdedor que sabe que foi melhor do q os tais jurados julgaram. Os caras deram 9 pra fantasia da escola. A mesma criatura q nos deu 9, deu 10 pra Vila e pra Portela. Com todo respeito, adoro as duas escolas, mas a diferença no acabamento era visível. Estávamos muito melhor, mas ganhos notas mais baixas por q fomos os primeiros a desfilar. O nome disso é falta de dignidade, é falta de caráter.

Quanto ao título... sei lá, achei a Imperatriz e, principalmente, a Tijuca superiores. E explico: gostei mais dos sambas, dos enredos, dos carros e das fantasias. A escola de Nilópolis, claro, fez tudo na maior correção e blz, mas me dá a impressão de usar carros repetidos e fantasias repetidas todos os anos. Sempre tem carro com selva, sempre tem fantasias com índios. Não daria título pra quem tem a mesma cara em desfiles repetidos. Ao passo q a escola de Ramos (aí, Frenético, eu sei q tu vai ler isso) tava maneiríssima. Só não gostei da comissão de frente. Confesso, achei caidaça com os patinhos feios. E a Tijuca? Pô, a Tijuca foi sensacional, linda e criativa do início ao fim. Ficou como vice de novo.

E a parada da Portela? Maluco, q situação bizarra. Pois bem, eu tb fecharia o portão na careta da Velha Guarda. Fecharia e pronto. Quem quizer q peitasse pra tentar abrir. Veja bem, a escola com problemas visíveis de harmonia e evolução, o carro quebrado faltando pouco mais de 10 minutos pra encerrar o tempo de desfile ia por um carro pesado, perigando parar, no meio do sambódromo? Má de jeito de nenhum. Acredito ter sido uma posição difícil e radical, barrar os coroas da Velha Guarda da escola. Simplesmente a Velha Guarda da Portela. Mas se não tivesse terminado o desfile ali, naquela hora, na marra, a Portela teria perido quilos de pontos e estaria hoje encarando o primeiro rebaixamento da sua vida. Agora que o coco já foi pro ventilador, já salpicou em cada um dos q vestiam azul e branco... é hora de ver o q aconteceu, onde a harmonia errou e fazer o possível pra q nao se repita.