Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, setembro 15, 2004

Hoje o jornal local da TV Globo mostrou o q seriam as propostas do candidatos à prefeitura do Rio pra Bangu.

A matéria diz o seguinte:

Na casa da empresária Sonia Maria da Silva, para onde se olha tem um ventilador funcionando. Só no quarto dela são três - sem contar o do escritório e o que fica na cozinha. "Morando em Bangu, onde 43º C é quase uma rotina, a gente tem que se preparar", comenta.

Ela vive no bairro mais quente do Rio, que, junto com Padre Miguel, Santíssimo e Senador Camará, forma uma região administrativa.

Essa região começou a crescer a partir de 1889, com a chegada de uma fábrica de tecidos, a maior do Brasil no setor têxtil. Na época, muitas pessoas foram trabalhar ali. Trouxeram as famílias e se instalaram na região, onde vivem hoje 420.503 moradores.

A fábrica está quase toda desativada e vai se transformar em um shopping, seguindo o forte da economia local que é o comércio. "Nós encontramos de tudo o que precisamos", aponta Terezinha Freire, professora.

A região também é conhecida por causa do conjunto de presídio de Bangu, o maior do Brasil, e pela escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Por tudo isso, quem é morador, como a empresária Sônia, quer saber: "Candidatos, com a proximidade das eleições, eu gostaria muito conhecer as propostas para a minha região", diz uma moradora.

Marcelo Crivella (PL):

“Nós precisamos ter investimentos curtos maciços em Bangu para poder, na zona franca social, desenvolver a pequena e micro-empresa e até cooperativas e dar emprego ao nosso povo”.

Jandira Feghali (PC do B):

“Em parceria com o estado trazer o trem de Santa Cruz como metrô, e não como o trem que é hoje, com a velocidade, freqüência e conforto da linha do metrô”.

Luiz Paulo Conde (PMDB):

“Transformar todas as comunidades carentes em bairro, urbanizando, dando saneamento e educação, escola e saúde também”.

Nilo Batista (PDT):

“É uma região com muita coisa para fazer e se formos eleitos, vamos estar presentes lá”.

André Corrêa (PPS):

“Estamos projetando a construção de oito postos de saúde funcionando 24 horas para desafogar a rede hospitalar. Uma outra questão é a segurança, colocando a Guarda Municipal como componente no policiamento ostensivo”.

Cesar Maia (PFL):

“O Rio-Cidade de Bangu que está revitalizando Bangu, as vilas olímpicas, a Vila Keneddy e da Vila Vintém, e o Rio-Cidade de Realengo”.


Aí eu vou e digo, 43 graus é quase um rotina, dona Sonia??? Onde??? Peraí, vamos pegar leve com o lado folclórico, né...

E é engraçado o atual prefeito vir falar que o Rio Cidade está revitalizando o bairro. Só mostra q nao sabe nada daquele pedaço do Rio. O tal projeto é uma grande bobagem que pôs esguichos de água e chafarizes que mais parecem canos estourados pelo calçadão.

Bom, o link pra página o texto tá publicado e o link pro vídeo tá aqui.