Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, agosto 27, 2004

Subúrbio cultural

Deu hoje no Dia:

Madureira tem casas tombadas

Prefeitura protege sete imóveis para revitalizar bairro

Próxima parada cultural: Madureira. Alguns dos últimos casarões históricos do bairro serão, em breve, palco de centros culturais, cinema e bibliotecas públicas. Decreto do prefeito Cesar Maia publicado ontem no Diário Oficial tombou temporariamente sete imóveis construídos entre 1890 e 1930, que agora estão protegidos da destruição pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade.

O objetivo, segundo o secretário municipal das Culturas, Ricardo Macieira, é revitalizar a região. “Madureira é um dos principais centros de comércio da cidade. Vamos retomar o uso cultural do bairro e revitalizá-lo arquitetonicamente”, explica. Os imóveis escolhidos são a Igreja de São José da Pedra, no Morro do Dendê; os casarões do Ciclo Suburbano; os cinemas Madureira e Beija-Flor; a Fazenda Campinho; a Estalagem do Campinho e os Sobradinhos.

Moradores e comerciantes aprovaram. “Não tem nada para fazer por aqui. Será ótimo”, festeja Arilton da Silva Rosa, 54 anos, que nasceu no bairro. Ele toma conta de dois sobradinhos de 1915 da Rua Agostinho Barbalho, tombados ontem.

Ex-rainha do Ciclo Suburbano, Ivone Zarur, 60 anos, vibra com a revitalização da casa, de 1890. Era o antigo clube de ciclistas, na Rua Capitão Couto Menezes, que hoje virou galpão vazio. “Vai ficar uma beleza. O bairro tem muitas casas lindas e abandonadas”, completa.


Dos pontos citados só me lembro do Cinema Madureira, onde algumas vezes quando criança e adolescente e da Igreja de São José que tem um peculiaridade. Ela fica bem no alto do morro, num lugar dos mais visíveis da região e ao lado da contrução está sempre tremulante um bandeira do Madureira Esporte Clube, clube da região.