Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, agosto 26, 2004

Elucubrações eleitorais...

Essa semana tava lá eu assistindo ao horário político. Muita gente se nega a ver. Outra galera acha graça, muita graça. Curioso com as eleições municipais do Grande Rio fui assistir aos canais que transmitem os candidatos de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo – cidades grandes nos arredores do Rio, mas com disparidades sociais mais acentuadas q a capital.

Eis q começam a pintar os folclóricos candidatos a vereadores por essas cidades. Os candidatos q falam errado, que se vestem de forma diferente, que falam coisas q soam estranhas pra classe média e tal. São geralmente líderes comunitários, gente q corre atrás no seu bairro na suas associações de moradores. Felizmente a democracia proporciona isso. É o povo, o povão mermo se vendo capaz de exercer cargos políticos, achando-se capaz de defender suas vontade e necessidades. É isso aí. É esse o caminho.
Aparentemente estão ali com o propósito de defender suas comunidades (o q deveria ser o motivo condutor dos candidatos a vereador) e não a ambição política de fazer carreira ou mesmo de tirar vantagem do cargo (como é a intenção de boa parte dos candidatos).

Mas por outro lado infeliz, não têm grandes possibilidades de se eleger diante dos comerciantes locais, dos profissionais liberais q têm mais grana pra tocar suas campanhas. Gente q se elege com assistencialismo populista e vai se juntar aos vários vampiros que ocupam cargos eletivos por aí afora.Enquanto isso... continuo sem candidato... Pra prefeito o Bittar se esforça pra me convencer a votar nele. Pra vereador, sei não. Os candidatos locais são sempre os mesmos, comprometidos com meio mundo de gente q não ta nem aí pro bem estar da comundiade... Até agora, INFELIMENTÌSSIMAMENTE, meu votos são nulos.