Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, agosto 09, 2004

Pílulas de preconceito

No Trabalho
Num dia desses, na semana passada, lá ia eu no elevador da empresa rumo ao térreo. Parou no meu andar, o 11º, o elevador cheio das meninas da faxina. Faladoras, sorridentes e de azul, parecia um grupinho de smurfetes de tão pequenininhas. Entrei com elas e lá fomos descendo. Chegou no sexto andar e o bicho parou. Abriu-se a porta. Uma engenheira da casa, especialista em sei lá o q, estava esperando. Ela deu um passo a frente, na direção do elevador já aberto. Olhou pra dentro, viu as meninas de azul, deu um passo pro lado e saiu de fininho. Apertou o botão pra pegar o próximo. Cara, se negou a pegar descer com as smurfetes da faxina! Q absurdo!

Na Lapa
Sábado tava eu na Joaquim Silva, na Lapa. Sempre a Joaquim Silva, rua onde todo tipo de tribo de aglomera. Os forrozeiros, o povo do hip hop, tem uns mauricinhos, os descolex, rola até um samba por aqueles lados. E, claro, os alternativex q tao sempre curtindo o mesmo repertório (Doors, Bob Marley e por aí vai). Aí, nessa, rolam momentos muvuca. Geral passando de um lado pra outro. Num dessas, veio um senhor, diria q nao da forma mais educada, furando o bloqueio. Puxava aparentemente sua esposa e uma criança. Pois bem, ele passou pelo bolo. Eis q, de trás do Vicente, no meio do bolo, uma menina descolex, daquelas q eu encontro às pencas nos forrós, mandou :"Tinha q ser 'paraíba', né. E ainda tá no lugar errado, devia estar lá na Feira dos 'Paraíbas'". Ah, tá. A tal feira é da de São Cristóvão, q eu muito gosto, point da colônia nordestina local. Mas, pera lá, a gente não enche a boca pra falar q a Lapa é o canto mais democrático da cidade? P q o cara deveria estar na feira dos 'paraíbas'?

É, sei nao, é essa mesma juventude q vai elegendo seu Cesar Maia por anos seguidos com seu pensamento direitista q só privilegia a galera com grana, segrega de forma velada o subúrbio e os pobres. E depois tenho q ouvir q o classita sou eu. Sou e nao nego. Pior quem é, faz doce e nega.