Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, novembro 30, 2009

O bonde celta

Domingo foi dia de jogo em Campinas. O acerto seria pegar o bonde com camaradas do samba rumo ao interior paulista para ver a partida. Acertado e cumprido. Perto de meia noite chegava na casa do gente boa Eduardo, dono do veículo automotor que nos carregaria. Arruma algo dali, conversa algo dali, resultado: dormir 1h. Sinistro foi levantar 4h30 pra partir o bonde. Quatro componentes rumaram nesse bonde (já era Eduardo, amigo de Eduardo, o gente boa Rafael, eu e mais outro maluquinho, Lipe) partimos no Celta, ainda sem luz do sol.

Caberia pegar a Via Dutra, seguir até Jacareí, emburacar na Dom Pedro I e chegar a Campinas. Planejado e cumprido... Foram mais ou menos oito postos de pedágio no caminho para ir e mais oito para voltar. Uma pequena fortuna paga para que abrissem as cancelas e nos deixassem passar.

Mal se viu Campinas. Após chegar, rolou almoço, encontro com demais camaradas que partiram em diferentes bondes. Éramos nove torcedores para nos unir aos milhares que seguiam chegando pela cidade.

A recepção dos paulistas e corintianos foi tranqüila, tudo bem, tudo na boa... Até chegar ao estádio, quando a Polícia Militar impedia torcedores de entrar com mochila. Veja bem, se os sujeitos viajam para lá é de bom que levem algo em alguma mochila. Mas os papa mikes locais vetavam. Mochila não entrava. Detalhe, em todos os demais estádios onde fui na minha vida se entra assim. Até mesmo no Maracanã.

Mas o estádio... que decepção. O Brinco de Ouro da Princesa, estádio do Guarani Futebol Clube é triste. Cheio de infiltrações e mal cuidado. O portão nos oferecido para ter acesso à arquibancada era um interminável e úmido túnel, com as paredes pichadas pela torcida local, cheio de goteiras. Banheiros? Haha, existiam espaços onde os torcedores se deparam com latrinas sujas e chafarizes de urina. Lastimável.