Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

domingo, maio 06, 2007


Bom vencer um time que é reconhecidamente melhor. Os caras têm o melhor toque de bola hoje em dia, talvez o melhor do Brasil, mas e daí? Esquecem que nossa torcida é algo a parte.

Curioso é que o Glorioso não ganho porque não quis, digamos assim. Estiveram na frente durante maior parte do primeiro jogo. Hoje viraram o placar, dando a impressão que nos poriam no bolso. Só a impressão. Venceram meio tempo do primeiro jogo, ficamos atrás até nessa segunda partida, mas... mas... não tiveram peso pra nos vencer. Gosto do Glorioso, mas Bruno nosso goleiro resolveu garantir o título parando os chutes alvinegros, inclusive dois pênaltis.

Só a impressão porque o Mais Querido foi lá, cresceu, empatou e levou pros pênaltis. E, nos pênaltis, nossa consagração: o 29º título estadual do Flamengo. Após meu nascimento, em 1976, o Mais Querido é o time que mais venceu estaduais no Rio de Janeiro, foram 12. É só contar pra ver.

E a torcida? A torcida é outro espetáculo. Quem não viu tem que ver, quem não participou tem que participar. É a massa se expressando com emoção, com alegria, com fúria. Não somos pessoas, é uma coisa só, a massa rubro-negra em meio a bandeiras e camisas, ou melhor dizendo, somos a tordida mais apaixonada, criativa e participativa que existe.

É campeão!!!