Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, março 08, 2005

É sabido que os hospitais municipais e os federais que foram municipalizados pela prefeitura enfrentam os mais perfeito caos. Tudo, mas tudo ruim. A prefeitura tira onda cantando de galo com sua austeridade fiscal que garantiria fundos para obras durante a administração, mas ironicamente falta grana pra investir nos tais hospitais. Tb, né, o secretário de saúde é um banqueiro que entende nada de Saúde Pública.

Na manhã desta terça-feria, vindo para o Centro, lá pela Brasil (avenida personagem do meu cotidiano), vááááários guardinhas municipais estavam sobre as passarelas que passam sobre a via. Todos com seus bloquinhos na mão, sempre anotando, anotando, anotando. Mãozinhas frenéticas as dos caras.

Tava meio sonolento, bambeando com a cabeça pra um lado e pro outro, quando uma voz de senhor, meio malandriada, deu uma explicada no que acontecia: "isso é a prefeitura querendo arrumar dinheiro pra por nos hospitais". Hmmm.... De início parece até meio bobagem, mas não é que pode fazer sentido? Ou tô tendo má vontade demais?