Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, março 15, 2005

Que tal o Principado da Guanabara?

Eu nem era nascido e neguinho já tinha juntado o Estado do Rio com o antigo Estado da Guanabara, que outrora foi a sede do Governo brasileiro (por uns 250 anos), e onde fica a cidade do Rio. A tal fusão que aconteceu em 15 de março de 1975. Três décadas depois, geral fala que não foi exatamente a melhor coisa do mundo juntar os cariocas com os fluminenses (sou carioca, nascido na cidade do Rio, e fluminense, nascido no estado do Rio), mas discordo dos maluquinhos que querem separar o Rio e fazer dele outra vez o Estado da Guanabara. Dizem que existem diferenças entre a identidade do povo do Rio com o de Campos o de Niterói o de Volta Redonda o de Cabo Frio e o sei lá mais de onde? Dizem q a cidade perdeu importância cultural, política e econômica. Sei não, essa lógica da exclusão (q cada dia cresce mais) me irrita. Será q essa perda de espaço se deve à fusão a outros fatores externos? Acho q o Estado do Rio tem q se desenvolver como um todo. Todas as regiões integradas, todos juntos, caminhando pra frente.

Cada cidade tem suas características, é óbvio. É assim em Minas, ou os cara de BH são iguais aos de Teófilo Otoni, aos do Triângulo Mineiro ou de Juiz de Fora? E as diferenças nos estado de São Paulo? do Rio Grande do Sul? de Pernambuco? Fala sério, aí.

Hoje somos estado do Rio de Janeiro, não temos que virar as costas pros demais cantos do estado por que são mais pobres. A cidade do Rio é realmente a mais rica, mais desenvolvida. Tem a herança de ter sido capital por um longo período, mas essa mesma herança não serviu pra desenvolver os demais cantos da cidade, como um grande pedaço da Zona Norte e Oeste. Ou a tal volta da cidade Rio a ser o estado da Guanabara só incluiria partes abastadas da cidade? Hmm. Acho q seria melhor chamar de Principado da Guanabara. Não seria mais legal? Mais condizente com o q essa galera quer?