Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Irresponsabilidade ou um sinal de que um pensamento extremista ganha cada vez mais força

O ilustre César Epitácio, prefeito reeleito na santa cidade que me dá abrigo, luz e alegria de viver, é o mais provável nome que o Partido da Frente Liberal deve tentar levar para disputar a presidência do Brasil. César, além de prefeito, foi alçado a presidente do seu partido para ganhar mais visibilidade, pra fazer seu nome correr melhor pelos grotões desse país. É a primeira vez que o PFL ganha força no Rio de Janeiro e justamente nesse momento desbanca os tradicionais caciques pefelistas.

Pois bem, César já começou a corrida presencial com pequenos filminhos que toda hora passam na televisão. Neles é clara a tentativa de aproximar a imagem do prefeito do povão. Dizem que a origem de sua família é de Catolé do Rocha, na Paraíba. Ih, a mesma do Chico César, aquele simpático rapazinho cantor q parece um abacaxi. Bom, o programinha tb diz que o prefeito fez movimento estudantil na ditadura, que foi exilado no Chile e tal. Só não diz que o mesmo prefeito mudou de lado. Deixou os ideais de dividir os bens pra uma sociedade mais justa e passou a defender o modo de pensar da galera que tem grana, que o prefeito hoje em dia defende os interesses das classes que têm grana e só faz paliativo pros demais. Ou existe alguma política realmente eficaz sendo aplicada nos bairros de classe média e pobre da Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro? Se tiver, peço que alguém me mostre.

Mas o q me arrepia é o q vem no fim do programa. A afirmação de que capitais brasileiras vivem um momento de violência e que as forças armadas nas ruas resolveriam o problema? Hein? Resolveriam o problema como???

O ilustre prefeito não é burro, muito pelo contrário, é um personagem muito inteligente e muito articulado. Diante disso vejo duas possibilidades: ou está sendo irresponsavelmente populista ao creditar a essa mudança (a Polícia pelas Força Armadas) a uma possível diminuição nos níveis de criminalidade só para agradar ao discurso da classe média; ou realmente acredita que falta força bruta, que falta confronto, que colocar os soldados subindo os morros ou adentrando as favelas com armas na mão, promovendo guerrilhas dentro das comunidades resolveria a questão. Trataria assim a questão de forma, digamos, simplista, optando por aniquilar (matar mesmo) os elementos envolvidos com o comércio ilegal de drogas invés de promover verdadeiras políticas voltadas para melhoras sociais nas favelas. Eita pensamento de extrema direita, hein.

Eu não entendo como se pode achar que soldados do Exército, Marinha ou Aeronáutica podem realmente melhorar a segurança de qq lugar. Esse pessoal se esquece quem é o soldado. Esquece q a origem dele é na mesma favela de onde sai o soldado da polícia militar. Esquece que ele não tem acesso a educação e saúde da mesma forma que o policial e por conta disso acaba estando igualmente acessível a corrupção. As forccas armadas, até onde eu sei, estão aí pra cuidar da segurança do País, Segurança Pública não ta na conta deles. Ou será q os moradores dos bairros pobres vão ser tratados como inimigos em potencial e fuzilados ao primeiro movimento?
É hora e abrir os olhos pros discursos que estão pintando por aí. É hora de abrir os olhos pro pensamento de extrema direita que vem crescendo e ameaçando a individualidade e os direitos das pessoas. Ao menos dos mais pobres.