Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, agosto 02, 2004

Não, eles não sabem dar informação

Olha, deve ser cultural. Os caras são incapazes de dar informação com correção. São, são mesmo. Quem não concorda pode espernear, fazer beicinho, me mandar e-mail me esculachando. Mas paulista não sabe dar informação, cara. É surreal.

Eu ia encontrar Nira, figurinha adorável q foi minha caloura na Comunicação da Uerj (e quem não foi meu calouro na Comunicação da Uerj, né). Ela estaria na Benedito Calixto tomando cerveja com uma galera. Abelhudo q sou, fui até lá. Perguntei como fazer pra ir da Praça da República até a Benedito Calixo. Foi dito: “pegue o 7222, ele vai da Estação da Luz pra Pinheiros. Passa por lá. Pegue na República do lado da Ipiranga.”.

Fui até onde seria o ponto. Ele não passava. Ninguém sabia da existência do ônibus. Ninguém sabia nada. Policia, jornaleiro, camelô. Ninguém. Pode até ser má vontade com meu sotaque, mas ninguém disse nada.

Após vinte e cinco minutos de buscas sem sucesso pelo ônibus, fui pro metrô. Estação República, Anhangabaú, Sé. Baldeação, pulei pra linha Norte-Sul, a linha três, azul ou como a identificarem. Estação Liberdade, São Joaquim, Vergueiro e Paraíso. Outra baldeação, Linha 2. Estação Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínica. Epa, cheguei. Cheguei mais ou menos, ainda caminhei (numa descida, vamos combinar) por dez minutos pela Teodoro Sampaio até a tal praça. Facinho, né.