Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, janeiro 07, 2003

Quem diria que a terra do João Goiano tb tem coisas boas

Naquele período entre o Ano Novo e o início da vida normal em Brasília foi usado para conhecer a Chapada dos Veadeiros, no nordeste do estado de Goiás. Meu único amigo goiano, o João Goiano, provavelmente não conhece esse pedaço da sua terra natal que provavelmente lhe deixaria orgulhoso. E esse mesmo pedaço me encheu os olhos e, devido a claridade – tem cristal pra burro no chão, me deixou mais negão que o normal.

Obviamente não existem mais os tais veadeiros, que eram caçadores de veados e não senhores respeitáveis durante o dia que durante as madrugadas caçam travecos nos calçadões de Copa ou michês na Esplanada do Castelo, no Rio. Eram aqueles maluquinhos que caçavam os saltitantes e ariscos animaizinhos.... Ó, que fofo... Engraçado é que é difícil demais ver qualquer animal dentro do Parque Nacional.

O parque tem formações alucinantes, o caminho até lá tb é de encher os olhos. Os últimos cem quilômetros são de um verde lindo, cercado por morros e bois e toda essa coisa bucólica que é bom ver e dividir o espaço vez por outra. Foi a primeira vez em 26 anos de vida que um arco-íris completo, com todas as cores, começando no chão e se fechando do outro lado.

A Chapada fica a três horas de Brasília e sua entrada fica na cidade de Alto Paraíso, lugar cheio de pessoas alternativas e cheias de terapias e cristais energéticos e tudo mais. Tb foi lá que pus a gasolina mais cara no Ervilhão até agora, só R$2,24 o litro. Tb devia ser uma gasolina super energizada ou algo assim.

Devido ao pouco tempo, só pouquíssima coisa da região foi conhecida. Bom que restou mais coisas pra ser conhecido da próxima vez que eu for lá. Tá na lista ver o Vale da Lua, os Saltos de 120 e 80 metros e o que mais for possível, só espero ter pernas pra tanto, porque geralmente são trilhas meio puxadas. Foram cachoeiras e canyons que me deixaram cansado pra burro para alcançar, mas deram grande traqüilidade. Tb pudera, em meio a 12 km de trilha fica meio pesado, né. Mas tudo bem, o guerreiro jamais foge à luta.


Esse canyon é bem maneiro, pena nao ter foto das Carioquinhas - cachoeiras tb no meio do parque e que têm uma ultra hiper micro prainha de areia branca.


Vale da Lua.