Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

domingo, dezembro 16, 2007

Já passou um mês e não me lembro de ter postado... Esse pedaço entre o meio de novembro e o meio de dezembro é um pedaço de recordações bacanas. E como esse prefeito é chegado numa fanfarronice... Decretou o Dia do Flamengo e depois disse que fomos, a torcida Rubro-negra, tombados como Patrimônio Cultura da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Eu fico pensando que ele é botafoguense, mas gosta de puxar um saco da massa flamenga. Será que acha que vai ganhar mais votos com isso? Não sei quem são os candidatos, mas o meu não vai pra ele. Ah, má num vai mermo... De qualquer forma, valeu aê.

O barato disso é que rolou uma legitimação oficial sobre a manifestação cultural que é a torcida. Sim, porque é uma movimentação impressionante. Coreografias e cantos que não são ensaiados tomam lugar no estádio e chegam a impressionar os olhos, tantos do que fazem parte quanto dos que não fazem parte. Falam que somos fanáticos. Bobagem, somos só apaixonados. Falam que é uma torcida de marginais, de pobres e favelados. Sim, somos. Basta apenas entender esses adjetivos não de forma pejorativa como a maior parte fala, mas como retrato de uma realidadezinha escrota. Se é marginal é porque alguém pôs a margem, se é pobre é porque existe um esquema que nos mantém pobres, se são favelados é porque há um déficit habitacional que leva parte da massa pobre a viver nessas condições. Mas mesmo assim temos o Flamengo para nos dar alegria. Haha. Fabulino, refestele-se, debata-se, meu amigo luso-candango.

Não falo sobre o tri-estadual de basquete porque já é judaria com o clube que insiste em ser vice. Ok, um dia isso vai acabar e eles serão campeões, mas como isso não acontece... Vice de novo!