Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, janeiro 09, 2006

E tb tem dia que o Rio me irrita. Hoje foi um deles. Não é que os topiqueiros que fazem suas corridas fora da capital foram se manifestar contra o governo do estado? Manifestação não! Os caras pararam carros e mais carros na pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária. Coisa absurda.

Meu problema nao é com os topiqueiros, mas com o desrespeito com o cidadãocomum. Cara, a Presidente Vargas é apenas a principal avenida de chegada ao Centro do Rio. Nela desembocam as vias que chegam de Niterói, Zona Norte, Zona Oeste e tudo mais. O trânsito deu um nó.

Foi infernal chegar ao Centro do Rio. Ônibus parados com gente suando bicas dentro. Carros parados. Tudo sem se mover. Cruel.

O grande galho é que as vans deviam conquistar a população pelos serviços prestados. Infelizmente nao é o q acontece na maioria das vezes. Os topiqueiros se comportam como os empresários de ônibus, como fura-olhos. Nao é todo mundo, vale dizer, mas boa parte nao é lá de grande prestatividade.

Os manés dos cidadãos comuns acabam tomando a condução por ser mais rápida qeu os ônibus, no meu caso, mas próxima que o trem, mas não pq seja exatamente a melhor, mas confortável opção de transporte. Ir e voltar custa a bagatela de dérreal por dia. É carão. Mas ainda assim é o q há de mais prático. Sinceramente, se tivesse um sistema de transporte menos escroto, eu pegara era ônibus mesmo. Ainda mais depois de hoje.