Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Vi hoje q o Globo deu q a Agência Brasil deu. Não foi hoje, foi essa semana, mas e daí?


14/12/2004 - 01h05m
Samba de roda do Recôncavo Baiano é indicado a Patrimônio da Humanidade
Agência Brasil
RIO - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse nesta segunda-feira, que o samba de roda do Recôncavo Baiano foi escolhido para a indicação a Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Segundo ele, no projeto apresentado em outubro o samba do Recôncavo foi indicado devido a uma maior ameaça de desaparecimento e contou com o apoio de entidades de samba cariocas e de outras localidades do país.

- Quando pleiteamos a indicação junto à Unesco, a organização nos alertou para casos como o tango, que já havia pleiteado o status de patrimônio e teve o projeto rejeitado porque apresentou uma vertente muito bem protegida pelo espaço cultural, que é a mais comercial. Ela nos aconselhou a encontrar entre os sambas brasileiros aquela vertente que fosse mais necessitada de proteção. Acabamos escolhendo o samba de roda do Recôncavo Baiano, como embrião sobre o qual estabelecer o estatuto de Patrimônio da Humanidade - explicou o ministro.

Segundo Gil, o projeto foi elogiado pelo Unesco, que deverá avaliá-lo no ano que vem. Ele também disse que o ministério está trabalhando para transformar o samba carioca e de outros estados em Patrimônio Imaterial Brasileiro.