Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, novembro 01, 2004

E as eleições?

O Partido dos Trabalhadores perdeu em São Paulo, o q, infelizmente, já era de se esperar. Mesmo com a população aprovando a administração da marrenta da Marta, a campanha nao soube capitalizar isso a seu favor. Coisas de marketing eleitoral.

Em Porto Alegre nem acho tao grave. É meio complicado mesmo alguém se manter no poder por cinco mandatos seguintes em lugares onde há democracia. Há um desagaste natural. Era meio de se esperar. Se alguém souber em um lugar (onde exista democracia) q um grupo político se mantenha por meio do voto popular por vinte anos no poder, por favor me avise. Eu nao conheço. A derrota só marcante por ser em um das primeiras capitais administradas pelo PT e justo quando o partido tem o presidente da República, perde seu domínio. Em tempo, perderam pra um partido q faz parte da base aliada, nao foi um derrota para a oposição dos tucanos e do PFL, é bom q fique claro.

Enquanto isso... na República das Bananas q é o estado do Rio de Janeiro... vejo, para minha particular alegria, o encolhimento do poderio dos Garotinho. Em Nova Iguaçu o companheiro Lindberg "Lindinho" Farias venceu o candidato do PMDB do Garotinho. Em Campos, base eleitoral do casal q domina esse estado, tb perderam. E perderam até q por muito, dez pontos percentuais. O tal do PUdim rodou na parada. Mas como o processo eleitoral lá parece uma banda de neném com diarréia, é bom esperar pra ver se o Campista (prefeito eleito) vai tomar posse.

Pena foi q os Garotinho ainda conseguiram duas cidades do Grande Rio: Caxias e Meriti. Mas eles vão rodar do poder, ah... vão.