Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, abril 09, 2004

O 'pregoeiro' da Sexta-feira da Paixão

"É o carro do peixe passando na sua porta. Já tá limpinho, é só temperar a fritar. É o carro do peixe passando na sua porta, freguesa. Hoje tenho pescadinha e corvina".

É tradição nao comer carne da Sexta-feira da Paixão, dia em q os cristãos celebram a crucificação de Jesus Cristo. Como é o fim da Quaresma, período que seria de penitência e preparação para esse período da Semana Santa, onde antigamente nao se comia carne. Bom, hoje em dia a penitencia foi simplificada somente para a sexta-feira.

O 'pregoeiro' dos dias de hoje se adaptou. Na manhã de hoje, perto do meio dia passava pela rua um carro com uma daquelas caixas de som em cima. Vendia peixe e vinha esse discurso de oportunidade mesmo, bem peculiar.