Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, janeiro 23, 2004

Madureira é perigoso? Ou é só desculpa pra discriminar?

Até agora não entendi bem a parada do Fluminense. Os caras, de uma hora pra outra, cismaram de mudar o jogo q seria no estádio do Madureira, na rua Conselheiro Galvão, pra levá-lo pro Maracanã. A alegação é q nao tem segurança pra um jogo de futebol. Hein? Mal ou bem o estádio é tradicional, há anos, décadas, rolam jogos por lá de todas as categorias. Q caô é esse q tão mandando agora?

Ué, entao como se aprovou toda a tabela e dias antes do campeonato estadual começar vao descobrir isso? O q eles dizem ser falta de segurança? Têm medo que um bonde de traficantes passe por lá? Têm medo q o alambrado caia como foi o caso na final da Copa João Havelange no campo do clube da colina? Queria q alguém me explicasse.

O q me deixa bolado é q, enquanto torcedor, sinto-em desrespeitado mais uma vez. "Eu quero ver vol, não precisa ser de placa, eu quero ver gol". Eu quero futebol, mas quero clareza e nao quero essas judarias. O q me parece é que o Flu foi tomado por esse histrionismo da classe média de q vivemos no caos e tá com medo de ir ao subúrbio.

Diante disso vão acabar melando os jogos no campo do Bangu (tb é no Rio, mas na Zona Oeste) e nos do Friburguese (em Nova Friburgo) e Cabofriense (em Cabo Frio). Ah, tenha dó. Já começo a achar q tem mais gente q pensa como o Renato Maurício Prado, colunista do O Globo e pessoa conhecida por ser, digamos, impopular por sua forma de pensar. O tal Renato Maurício escreveu em uma coluna sua, até q recente, q construir o estádio para o Pan Americano no bairro do Engenho de Dentro (Zona NOrte carioca) traria perigo pros moradores da Zona Sul q quisessem ir lá. Ahn?!

Deixa ver se eu entendi. Vamos viver somente e apenas na Zona Sul e, no máximo, vamos até o Maracanã (q é Zona Norte)? Essa forma de pensar me assusta. O Rio sempre foi um lugar democrático onde pobres e ricos andavam lado a lado sem grandes neuras. HOje em dia, sei nao, vao acabar botando portões nos bairros nobres. Pior, pordem entrar numa de cercar os morros e criar verdadeiros bantustões.

Um novo apatheid está sendo criado, devagar e de forma velada por aqui. Essa história do futebol só vem reforçar o q penso...