Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, janeiro 21, 2004

Orgulho de ser carioca

A priminha pilhada me fez andar à vera, cansei de tanto circular pela cidade, mas eu gostei. É fazendo essas coisas que vejo como eu gosto desse lugar aqui. O Rio é lindo, mas o clima, as pessoas, o jeito de ser complementam tudo.

Teve um dia em que peguei priminha e sua amiga-bônus, levei-as ao Cristo Redentor. Ervilhao subiu e ficou no vaga certa. Andamos os 2,5 km ladeira acima. Quem quiser pode morrer em 10 conto por cabeça na mao da máfia de taxistas q faz o carreto até a estátua. Entao tá bom. Muito mais saudável subir andando. E o visual de lá de cima dispensa comentários. É o que há.

Descemos do Cristo. Fomos para o Maracanã. O maior do mundo. Só de pisar lá fico empolgado. Tem o esquema de ir na calçada da fama, no vestiário e na arquibancada. É só entrar naquele lugar q fico arrepiado e dá vontade de gritar "Meeeeeengo!". Prima pilhada nao tem time, amiga-bônus é bacalhau.... Coitada, ainda me pediu pra levá-la na sede do clube da colina, mas não vô mermo. Se quiser q vá sozinha.

Andando pelo Rio Antigo eu fico todo bobo tb. Cara, q cidade ixpetáculo. É interessante como o moderno e o histórico convivem bem, muito bem. Falei tudo o q sei da história dessa cidade. Da origem do nove, da Avenida Rio Branco, da Rua do Ouvidor, do Palácio Tiradentes, do Paço Imperial, da Candelária, do Morro do Castelo, do Aterro do Flamengo, da origem do subúrgio, da história de Bangu, da origem da Ilha do Governador... eu fico como um pinto no lixo. Amarradão. Blógue, adoro me sentir carioca.

As criaturas quiseram andar de barca. Andaram de barca. Foram até Niterói e voltaram. Viram a antiga capital do estado de dentro da Baía da Guanabara e depois o Rio, de dentro da baía. Tiraram fotos com a Ponte Rio-Niterói ao fundo, com o Rio ao fundo, com Niterói ao fundo.

Já na capa da barata cismei de levá-las na Confeitaria Colombo. Outro lugar maravilhoso. Todo mundo se amarrou. Tive vontade de esticar e mostrar a Lapa, mas achei q seria demais. Elas nao teriam pique e nem sao boemias.

Ao mesmo tempo q serviu pra elas tirarem um rolo inteiro de filmes, serviu pra eu lembrar de como gosto disso aqui. Tanto da paisagem, quanto do Rio Antigo. Da gente q passa, do sotaque acentuado no xxixxx, no érre puxadão, nos iiisss triplicados.