Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, novembro 14, 2003

Pretos Novos

Vi no blogue da Chistiane e resolvi roubar, que dizer, puxar pra cá, né. Nao sei como ela fica sabendo dessas paradas, mas q bom q ela fica sabendo e conta pra geral, né. O link dela é esse aqui.

Cemitério dos Pretos Novos

Há algum tempo atrás, foi encontrado um cemitério de escravos durante a reforma de um sobrado na Gamboa. Os donos transformaram a casa num Centro Cultural, o Cemitério dos Pretos Novos, que agora está com um sítio na Internet. Lá tem o histórico do achado e fotos dos restos arqueológicos. A Gamboa era local de desembarque dos negros chegados da África. Muitos deles já chegavam doentes e morriam antes mesmo de serem vendidos. Os comerciantes os enterravam em cemitérios improvisados na própria zona portuária.


O link pra essa parada tá aqui.