Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, julho 08, 2003

E lá vai o Rio...

O COB escolheu a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro pra ser a candidata brasileira pra sedir as Olimpíadas. Ponho fé. Outro dia companheira Cynthia tacou pedra na iniciativa de uma cidade do país em sediar esses jogos, eu discordo. Acho válido pra caramba.

A questão da violência é o que aflige a auto-estima carioca. Alimenta-se muito o medo e a sensação de insegurança. Qualquer violento no Rio é superlativado. É normal que façam isso, o Rio sempre foi ligado ao bem-estar, à alegria, à descontração e tal. O fato de ser a antiga capital da república, a principal porta de entrada do país tb ajudam a dar mais importância ao caso. Duvida? Se o caso da tentativa de fulga com um helicópetero fretado numa empresa de táxi aéreo fosse no Rio ia render história por uma semana. Exagero meu? Sei nao...

A vitória carioca vai permitir que obras importantes de infra-estrutura aconteçam aqui, o que, espera-se, vai melhorar a qualidade de vida do povo local. É certo que alguém deve querer por a mão grande no dinheiro público, aproveitar-se dos investimentos que devem aportar, mas espera-se também que a qualidade vida melhore. Melhore pq os investimentos em segurança devem aumentar e precisam ficar mais sérios. Investir no combate a corrupção é a peça chave, visto que é o principal problema. As vias expressas e os transportes públicos devem ficar mais eficientes, com melhorias nos trens, nos metrôs (alguns ramais vão ter que sair do papel) e até os ônibus têm de melhorar. E, reza a lenda, que a Baía de Guanabara, as Lagoas Rodrigo de Freitas e as de Jacarepaguá terão suas águas despoluídas. É ou não é melhorar a qualidade de vida?

Esperançoso? Sou sim e daí? Mesmo se o Rio perder e essas obras saírem do papel a gente tá ganhando.

Agora, Cesar Epitácio tripudiar com os versos de Vinícios de Morais falando "as feias que me perdoem, mas beleza é fundamental" é judaria.