Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sábado, julho 05, 2003

Agora é à vera

Hoje, 5 de julho, finalmente a praça Sérgio Apolinário foi entregue a comunidade. Após um mês com ela já pronta, finalmente baixaram as cercas e deixaram a molecada correr pelo gramado, usar os brinquedos, as quadras, sentar nos banquinhos, essas coisas de praça.

Claro que quiseram fazer da inauguração um ato político. Cesar Epitácio, o prefeito, veio até aqui para descobrir a plaquinha com coral de crianças da escola municipal próxima cantando e tudo mais. Não é belo e comovente um administrador público vir num sábado entregar uma obra para uma comunidade? Ó, tão fofo permitir que as crianças e moradores do local tenham um espaço para brincar agora que iniciaram suas férias. Tudo, claro, sem interesses eleitoreiros...

Além de todo o circo, foi ridículo ver parados em lados diferentes da praça dois carros de som fazendo um pequeno duelo. Um de cada cacique político local querendo capitalizar para si a obra da praça. Capitalizar uma obra de praça que levou nove meses, mas que qq engenheiro sabe que normalmente levaria dois?!

Enquanto um falava "Graças a Marcelino (vereador local pelo pefelê), a maior potência política a nossa área, temos nossa praça!". Potência política? Tá, tá bom. O cara é realmente benquisto por ser um tipo bonachão, mas nunca darei meu votinho pra ele. Na minha cabeça subversiva, vereador legislaria em prol da comunidade, nao faria praça.

Em frente, o outro carro de som, esse do sub-prefeito, Jorge Felippe. Esbaforindo-se no microfone tinha um marmanjo mandando bala "temos que eleger Cesar Maia para governador do nosso estado!". Será que uma praça que demorou tanto tempo pra ser inaugurada serve pra justificar uma eleição assim, para o ocupar o Palácio Guanabara? Onde esse cara pensa que está? De qq forma, a próxima eleiçao pra governador só acontece daqui a tres anos. Eu que nao ia avisar ao mané.

Ah, na boa, caguei pra eles, agora tenho minha boa e velha pracinha de volta. Mas a mané da quadra de tênis já tá lá. Hoje foi disputada pra burro. Vou contar os dias pra ver a molecada usando aquilo com 'golzinhos'.

A piada
Minduím passa aqui em casa no início da tarde e fala com um ar de sério: "vou aprender a jogar tênis pra praticar ali (apontado pra esquina da rua)". Mereço né...