Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, julho 04, 2003

Manifestação

A molecada das escolas públicas estaduais tava aqui na porta, o ponto tradicional de concentração para as passeatas na Rio Branco, tocando o maior zaralho. E a 'segurança' destinada a eles me assustou. Vários e vários e vários carros da Polícia Militar com vários e vários e vários policiais militares. Estudantes secundaristas são tão perigosos?

Eu concordo plenamente com o que pedem, o passe livre. Fico triste em ver que o Tribunal de Justiça do Estado julgou a ação dos donos de empresas de ônibus procedente, concordou que eles não poderiam arcar com os custos de deixar estudantes e idosos viajar sem pagar entre municípios. Será que é tão oneroso assim? Será que justo quando acreditamos que estamos evoluindo socialmente vamos ter estudantes pobres impossibilitados de estudar pq nao vao ter dinheiro pra pagar passagem? A ida e a volta entre cidades próximas como Rio, Nilópolis, Nova Iguaço, São João de Meriti, Itaguaí, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo pode custar verdadeiras fortunas, algo perto de R$10 reais em um único dia. Onde um estudante, que nao trabalha, com um pai de classe média baixa (nem vou falar dos pobres nesse caso) vai poder arcar com o custo?

Td bem, tem estudante que vai pra casa do namorado, vai pro cinema, pra casa da avó com a camisa da escola, mas isso justifica cortar tudo? O prejuízo é tanto assim? Que se façam campanhas para esclarecer os moleques. O pior é que além dos estudantes, os idosos tb tiveram o passe cortado. Pô, fala sério. Os empresários deveriam entender que se os idosos tivessem grana, não andariam de ônibus, mas nos seu próprios carros. Como não têm (são aposentados e pobres) ou pegam ônibus com passe ou não pegam ônibus e ficam no mesmo lugar.

Será que ninguém vai se sensibilizar?