Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, julho 02, 2003

Atendendo ao pedido, tá aqui a parada do Caladão

@na, que lê essa bironga mandou e-mail pra esse PPS pedindo pra por essa parada aqui. Como sou um cara de palavra, tá aqui. Eu ia até dizer que @na é uma parada meio fresca demais por essa arroba meio mané no início, mas deixar pra falar isso em outra oportunidade. Hehe.

Pra quem não sabe, Idec = Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. O link tá aqui.

Eu, que trabalho muito usando telefone, acho complicado conseguir aderir à parada, mas tudo bem. E outra coisa. Dia 6 é meu aniversário, se algum furingudo deixar de me ligar por conta do boicote, encho-lhe a canela de bico. Que mané marcar isso pro dia do meu aniversário.

Idec apóia o Caladão contra o reajuste das tarifas de telefonia
Associação recomenda também apoio ao boicote ao uso dos telefones fixos e celulares, que ocorre nos próximos dias 5 e 6 de julho

O Idec recomendará aos seus 30.000 associados e consumidores em geral que boicotem o serviço de telefonia, em represália aos reajustes abusivos autorizados pela Anatel.

"A sociedade, que há anos vê a sua renda despencar, não pode ficar refém de reajustes perversos como o proposto para o serviço de telefonia, que é essencial", diz Marilena Lazzarini, coordenadora executiva do Idec. "Devemos aproveitar esse momento de indignação e mostrar às empresas e ao governo que o boicote é uma iniciativa eficiente e legítima. Quando as conseqüências se refletirem no caixa das empresas o consumidor passará a ser tratado com mais respeito", acrescenta Marilena.

O Idec recomenda:



que na quinta-feira, 10 de julho, das 12:00 às 14:00 h, os consumidores não utilizem seus telefones para ligar nem para receber chamadas, deixando-os fora do gancho, e que durante todo o dia os utilizem o mínimo possível.

que o consumidor aproveite a oportunidade para racionalizar o uso do telefone todos os dias, fazendo ligações mais sucintas e utilizando outros meios de comunicação.

que os consumidores encaminhem cartas e telefonem para as empresas de telefonia e para a Anatel protestando contra o aumento. O Idec oferece um modelo de carta, que poderá ser enviado por e-mail ou pelo correio para as empresas e para a Anatel.


Modelo de reclamação para a Anatel
Modelo de reclamação para as concessionárias

Como chegar à Anatel e às concessionárias

Anatel - Agência Nacional das Telecomunicações
Site: www.anatel.gov.br
Fone: 0800 33 2001
PABX: (0XX61) 312-2000
FAX: (0XX61) 312-2002
End.: SAUS Quadra 06 Blocos E e H
CEP 70.070-940 - Brasília - DF
Biblioteca - Anatel Sede - Bl. F - Térreo

Telefônica
Site: www.telesp.com.br
Fone: 0800-104104
Fax: 11 – 3549-7011
Rua Martiniano de Carvalho, 851 - 20º e 21º Andar
CEP: 01321-001- São Paulo/SP

Telemar
Site: www.telemar.com.br
Fone: 0800-258000
Fax: 21 - 31313110
Rua General Polidoro, 99 Botafogo –
CEP: 22280-001- Rio de Janeiro

Brasil Telecom
Site: www.brasiltelecom.com.br
Fone: 0800 64 14 144
SEPS/EQ - 702/902 - Conj. B - Bl. B –
Ed. General Alencastro, 2º Andar
CEP: 70390-025- Brasília/DF


Movimento de consumidores começou com boicote

O boicote é uma estratégia legítima, que deve ser utilizado pelo consumidor em situações extremas.

O próprio movimento dos consumidores originou-se, em 1891, a partir de uma campanha liderada por donas de casa americanas, que criou uma "lista branca" (uma versão às avessas da lista de reclamações do Procon) para orientar o consumo da população, privilegiando os fornecedores e empresas que respeitassem os direitos trabalhistas.

Na década de 50 os negros americanos dos Estados do Sul, como Alabama,Geórgia, Mississipi etc, só podiam sentar nos bancos traseiros dos ônibus. Um dia uma senhora negra sentou-se num banco da frente e foi agredida e expulsa do ônibus. No domingo seguinte o Reverendo Martin Luther King iniciou um movimento de boicote aos ônibus, que obteve total adesão dos negros. Onze meses depois do início do boicote, durante o qual os negros não andaram de ônibus, os políticos, pressionados pelos proprietários das empresas, votaram uma lei que proibia a discriminação racial nos meios de transporte.

Símbolo maior da resistência pacífica, Gandhi mobilizou o povo indiano inúmeras vezes. Na mais conhecida, a Marcha para o Mar, fez com que milhares de indianos caminhassem 320 quilômetros em direção ao mar para dele extrair o sal de que precisavam, num boicote ao sal monopolizado pelos colonizadores ingleses. Foi preso, mas conseguiu a liberação completa do sal e tempos depois a independência da Índia.

No Brasil, essa atitude ainda é pouco utilizada. Mas já tivemos exemplos bem sucedidos. Em 1979, por exemplo, o movimento das donas-de-casa promoveu um boicote à carne, devido aos altos preços do produto. O movimento conseguiu uma redução de 20% no preço.