Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, julho 29, 2003

Caos?

Bom, a essa altura que um dos mais pops traficantes do Rio de Janeiro rodou. O Marcinho VP do Dona Marta foi pra cidade dos pés juntos, mas antes disso ganhou notoriedade por algumas coisas como:

+ Era o traficante do morro Dona Marta quando Michel Jackson esteve por lá gravando cenas (que nem foram usadas) pra um clipe seu.

+ Por ter um pensamento romanticão, pensava em transformar os traficantes em guerrilheiros para tomar o poder, algo que não tinha maldade, pra ele seria uma forma de reverter a situação social dos pobres. Tinha um quê de sociológico, mas, pô, sei lá. Que idéia, aí.

Foi aí que o João Moreira Salles se interessou pelo cara.

+ E agora não é que o cara vira personagem do livro do Caco Barcellos, o Abusado, que já teve até seus direitos de filmagem vendidos.

Pois é, esse Marcinho VP acabou se tranformando num traficante pop por conta disso.

Aí, há pouco no escritório, ouvi a frase lamentosa: "poxa, nem tem caos na cidade pq o traficante morreu".

Ah, tenha dó! Como assim!?! Aí venho eu com o meu discurso dizendo que a classe média muitas vezes auto-sugere violência e faz uma mega tempestado num copo d´água. Pq um traficante morreu os caras estão querendo que acontece quebra-quebra e tudo mais? Só pra dizer bater naquele discurso vazio e insustentável de que "os traficantes dominam o Rio"?

Por favor, tenha pena do meu ouvido.