Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, maio 07, 2003

O fura-olho motorizado

São, por baixo, uns 30 km separando o aprazível bairro de Bangu do Centro carioca. No trajeto o motorista que sai da Zona Oeste vê o que existe e mais hard no contraste social. A Mocidade já até cantou isso num samba-enrendo que levou pro sambódromo nos idos de 1990 e alguma coisa. São vistas desde carroças até os maiores mais possantes importados.

Mas em meio a essas carroças e carrões existem os fura-olhos, aqueles caras que saem de casa com uma missão: infernizar a sua paciência e dificultar ao máximo o seu trajeto. Eles fazem ultrpassagens perigosas, pela direita, não usam seta, te fecham sem dó nem piedade. E, quando vc dá uma distâcia de segurança do carro da frente, o fura-olho motorizado faz de tudo pra se enfiar no meio forçando a barra.