Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, maio 06, 2003

Malandro é malando e mané é mané

A história do Brasil tá cheia de malandros, desde o Barão de Drummond que criou o jogo do bicho, passando por D. Pedro I que declarou indpendência do papai e ficou com um país inteiro só pra si. E isso, só nos idos de 1800 e brau.

Agora, mês passado, o Iraque tb pôde ver seus malandros históricos em ação. Enquasnto Saddam bigodão sumia do mapa bonito, seu filho Qusay (nome maneiro...) levou a reles quantia de 900 milhões de dólares estadunidenses e mais um montão de euros do Banco Central do Iraque. Segundo o New York Times, o maluquinho usou três treileres pra vazar com o dinheiro.

Imagina só olhar pra rua e três treileres cheios de dinheiro passando. Eu não consigo pensar em um bilhão de dólares do mané do Tio Sam circulando na rua sobre quatro rodas.

E o que fazer com tanto dinheiro? Que tal comprar um país novo pra montar uma outra ditadura?