Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, maio 13, 2003

Há 115 anos...

A princesa, que pra mim devia ter um amante negão, assinou a tal da Lei Áurea liberando os ainda escravos. Na realidade, a Princesa só pôs um fim oficial nesse sistema econômico que por 300 e tantos anos vigorou nesse país.

Sinceramente queria saber quantos escravos foram libertados por essa tão propalada lei, visto que já existia a Lei do Ventre Livre de anos antes, já existiam fazendeiros botando seus escravos na rua por causa do seu alto custo. Além do que existia aquele papo de aumentar o mercado consumidor e dar aos negros a possibilidade de trabalhar e ter sua renda. Ahã.

Não vejo grandes graças em celebrar uma lei que me parece mais um grande caô histórico que nos é vendido quando estudante. Mas na realidade, foi quando muitos negros foram jogados na rua, pra se virar, sem eira nem beira e muitos foram apresentados a miséria. A tal lei assinada pela princesa, ao meu ver, não é nada além de ilusão. Pura balela.