Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, maio 12, 2003

Em busca de um chaveiro

Bangu é um lugar que impressiona sempre. Na qualidade de impossibilitado de entrar na minha própria casa, fui procurar um chaveiro. Existe um muito próximo, fui até a frente do lugar, liguei pro cara que só poderia me ajudar em cerca de uma hora. Achei muito tarde e resolvi andar pelo bairro em busca de algum outro cara especializado na parada.

Como o bairro é grande de assustar, fui pelo caminho mais óbvio, a rua que leva até o Centro do comércio local. O percurso todo de ida e volta deu uns 30 minutos. Fui andando olhando todas as placas de madeira ou luminosas ou quaisquer coisas que dessem pinta de haver um chaveiro por ali.

Vi placas de farmácias, locadoras, padarias, açougues, igrejas, cursos disso e daquilo, dentistas, médicos de tudo quanto é especialidade, acupuntura chinesa, mequidonaldis, pizzarias, um homem bem vestido puxando um cavalo numa mão e uma criança na outra, ônibus, muitos ônibus, supermercados, bancos, lojas de todos os tipos, bares, o Bangu Atlético Clube, a piscina do Bangu Atlético Clube (que agora tem piscina aquecida e aulas com Djan Madruga, segundo a placa na frente), lojas de peças pra automóveis, um shopping e... o mesmo chaveiro outra vez. Tive que apelar pra ele.

Bom, ainda percebi que Bangu cresceu bastante, só confirmou que meu bairro é realmente uma cidade do interior, atrelada a outra cidade a alguns quilômetros de distância.

E o chaveiro abriu a porta pra mim em dois minutos, nada além disso. Quando se tem manés no mundo é fácil ganhar dinheiro.