Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, abril 07, 2003

Papo de bar

Sexta-feira, enquanto tomava chope e comia salsicha (ou, como alguns dizem, salficha) começou-se a conversar sobre como Deus é um cara maneiro por ter posto a Bélgica no mundo. Eu ainda me emociono em pensar em tão vultuoso e importante país.
Existia uma parte belga na mesa, ou melhor, de nacionalidade belga, embora a citada parte tenha nascido na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Pois bem, o orgulho belga vem justamente de ser um grande produtor cerveja (isso é bom, mas a Ambev tb produz à vera é fica no Brasil), chocolate (que tb é bom, mas engorda) e batatas fritas, as 'antigas' French Fries ou, no caso, as famosas Belgium Fries. Blog, é impressionante como vivi até agora sem saber disso! Ah, a parte belga da mesa disse que a nomeação correta da iguaria bela é "Des Frites", ao menos no lado francês. Pra mim, isso quer dizer dez fritas mermo.

Ainda pensando em Bélgica acabo chegando ao futebol, onde o "tradicional e assutador" time belga é conhecido como os "diabos vermelhos", mas como não falo francês, não tenho idéia de como eles mesmos chamam essa josta. Triste é saber que o os maiores nomes do futebol desse simpático país europeu foram Jena-Marie Pfaff e Michel Preud'homme (é assim que se escreve?). Dois goleiros... E o maior nome dos "diabos vermelhos" nos últimos anos era uma maluquinho nascido no Maranhão, chamado aqui de Oliveira, mas como não jogava bola o suficiente pra se manter por aqui, foi pra lá e passou a ser um tal de Oliverrá. O-li-ver-rá! Bonito, né.

Ah, fala sério. Que mané Bélgica.