Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

segunda-feira, março 24, 2003

Pra que serve um Fábio Lino?

Fábio Lino é um personagem do folclore jornalístico candango. É do tipo de pessoa que pediu pra ser figura no vale do eco. Um belo dia ele chegou lá, no tal vale, e pediu. “Eu quero ser figura, figura, figura, figura, figura, figura....”. E conseguiu. Graças à sua peculiaridade folclórica, está na mesma lista que Saci, Odin, Eros, Sereias, Curupira, Íris, Thor, a Mulher Loura, a Kombi que pega crianças... Ele até tem o celular do Saci!

O tal personagem, que é meu camarada e que de pronto me adotou no Planalto Central, tem uma especialidade: pentelhar. Isso, o nobre personagem mitológico faz com uma facilidade de dar inveja.

Fábio Lino, que atende pelas corruptelas de Fabulino, Fábio Linux, Fablino, Patolino e todas as demais que lembrem seu nome, tem algo que não posso apontar como uma qualidade, torce pelo time da colina. Só acho engraçado o cara ser ufanar de ter nascido em Brasília e torcer por esse estranho time lusitano. Fábio Linux chama minha querida de cidade de balneário... é um despeitado, só não lhe taco pedra por conta disso porque sua respectiva projenitora é oriunda desse aprazível estado que me pariu. Fablino tinha era que torcer pela Aruc! No máximo, pelo Braziliense, clube do Luiz Estevão.

O peculiar bacalhau é um assíduo leitor dessa josta de blog, um dos mais freqüentes comentadores e por conta disse vive me escrevendo impropérios desafiando o pobre Vicente sobre qq motivo, principalmente sobre o campeonato estadual do Rio de Janeiro. Ora, se o cara taca pedra no meu estado, que vá gostar do campeonato de futebol da unidade da federação onde vive, o DF. Né não? Tem que ficar feliz pq o Gama é campeão lá.

Engraçado que nos seus comentários, Patolino desperta concordâncias e discordâncias em outras pessoas que ainda insistem em ler isso aqui. É um polêmico por natureza. Em respeito a isso, não vou escrever aqui sobre sua fantasia de galinha, que causou furor, em certa festa brasiliense...