Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, janeiro 21, 2003

Engraçada essa história do Amapá de fazer parte do Brasil na marra. A gente vê na história que não faltou foi gente querendo se ver livre de ser brasileiro... Teve aquela história da França Equinocial (acho que é esse o nome), no Maranhão; teve Olinda pertecendo aos Holandeses; os franceses tomando Nychteroy (Niterói, antiga capital do estado do Rio); até os gaúchos, os Farrapos, que entraram numa de fundar uma república lá no sul, ainda no período do Império, e acabaram tendo que voltar a assumir o governo dos Orleans e Bragança, lá do Rio; e até Antonio Conselheiro fundou Canudos e peitou o governo da já República Brasileira.

Lembrando isso ainda veio a cabeça que o mané do Uruguai foi Brasil, cara. Como é que pode? Imagina neguinho indo passar férias em Punta de Leste fazendo um vôo doméstico e aqueles times pentelhos tipo Nacional e Peñarol fazendo parte do campeonato gaúcho e do Brasileirão!

Bom, ao menos a gente não teria perdido a final da Copa de 50 pra esses manés pq eles seriam todos gaúchos mesmo.

Eita cabeça que viaja fácil...