Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, janeiro 22, 2003

Enfim

Dona Zica morreu. Dá até vontade de fazer aquela infame brincadeira "ela morreu? antes ela do que eu". É verdade que no mundo do samba, que eu respeito e muito, D. Zica ganhou espaço e encima disso virou folclore. Por ser viúva do Cartola, colheu os louros do seu marido. Mas, com todo o respeito - é claro, o que fez D. Zica em vida além de ficar na aba do Cartola? Ela viveu 23 anos a mais que ele, falecido nos idos de 80 (de câncer, se nao me engano). Sabe-se que era grande cozinheira e ajudou segurando a cozinha do Zicartola, casa (extinta) de comida e samba na Rua da Carioca, no Centro do Rio - o lugar onde funcionou o Zicartola fica bem ao lado do Cine Íris, onde rolam as Loud!. Não contesto que tenha sido uma boa pessoa, que tenha viajado o mundo com sua escola, que tenha conhecido chefes de estado e figurões, mas e além disso? E de concreto pro Rio de Janeiro ou pro mundo do samba?

Como não tô aqui fazendo um obituário, dou-me o direito de questionar essas coisas. Por exemplo, p q tem gente que a chama de 'primeira dama do samba'? É bom que fique claro que a escola de Dona Zica não é o samba, como todas as outras é apenas parte dele, faz parte da história do carnaval da cidade do Rio. Já ficou claro que eu nao gostava da personagem, né. Mas nao gostava pelo fato de achar que se colocava sobre suas graças muito mais do que lhe era devido. Mesmo assim nao lhe queria mal, muito pelo contrário, mas admito achar chato toda vez que se referia à escola ter que vir junto um depoimento dela. Ela nao era a escola, mas apenas esposa de um dos fundadores.

De qq forma, nunca tive e nao tenho nada contra a pessoa D. Euzébia que morreu durante o sono aos 89 anos. Descanse em paz.