Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

sexta-feira, novembro 08, 2002

Enfim, o forró

Ontem a noite lá fui eu sozinho andar pela cidade. Maria Cristina, colega de sala nos períodos básicos da Uerj e moradora da cidade, me ligou. Fui encontrá-la num bar na Asa Norte, o Armazém do Ferreira. Lugar maneiro, gostei. O cardápio tem uma foto enorme da Enseada de Botafogo com o Pão de Açúcar no fundo, mas sem barcos e prédios. Algo que foi tirando no tempo em que o papa fazia catecismo.

Como a secura por forró era grande falei com o povo e parti pra Asa Sul. Fui atrás do Gate's. De início bateram pra mim que a parada rolava na 405 Sul. Cheguei até lá. Nada na quadra. Perguntei. É raro fazer isso aqui pq nunca tem gente nas ruas. Informaram: 203 Sul. Fui até lá. Outro erro. Como tinha vindo de um bar onde tava tomando chope, a vontade de marcar o território como todo bom mamífero (= mijar, fazer xixi, urinar, mictar) era grande. Após me deparar com mais uma rua sem saída, encostei o Ervilhão, desci, mirei na árvore mais próxima e vlau. Que alívio.

Já perdido por completo, o interior das quadras são verdadeiros labirintos, liguei pro Fábio Lino (personagem com quem trabalho), nada de atender, o celular estava desligado. Aí liguei pra Clarissa. Mulher ma-ra-vi-lho-sa que salvou minha vida mais uma vez. Explicou o que fazer, tirou a dúvida do endereço (era 403 Sul) e pronto. Lá fui eu.

Cheguei, tomei um Jhonnie Walker One, mistura do referido uísque com o First One. Hehe. Após tanta chope nem precisava disso, mas... Tomei. Dancei um pouco, nem foi tanto assim. Inclusive com uma suíça que tava por lá. Tão bonitinha, mas tõa durinha pra dançar... Valeu, valeu. Ela tem boa vontade, com mais alguns forrós tá melhor.

Saldo: Positivo. Consegui mostrar pra mim mesmo que, mesmo de forma atabalhoada, dá pra me virar na cidade. Já tô entrando no esquema e já tenho alguma independência. Saí cedo, tinha que trabalhar hoje, né. Nao ia ficar fazendo graça, mas agora eu já sei o caminho da Gate's. Quinta que vem estarei lá. Hehe.

O lugar é bem menor do que eu esperava, afinal me acostumei com coisas tipo Malagueta ou a falecida Quinta do Bosque. Até o Bolruim é maior, mas... é o que existe na cidade. Reza a lenda que é o que existe de melhor em forró. Porntanto, é calar o bico e aproveitar.