Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, junho 28, 2006

Todo o povo q tá na Alemanha diz q a torcida brasileira é um fiasco. Tb pudera, os torcedores são todos bacanas que não vão a estádio, não tem ‘prática’. Parece bobagem, mas é sério. Sempre dizem que só sabem cantar o chamado ‘hino da torcida brasileira’, aquele insuportável “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Ah, tenha dó. Dá até raiva.

Antes de ir pra Copa os caras tinham que fazer estágio de um campeonato pelo menos no Maracanã com a torcida do Flamengo.

Vejo a torcida da Argentina e dá uma mega inveja quando deles, homens e mulheres, cantam a plenos pulmões:

“Vamos, vamos, Argentina,
vamos vamos a ganar...
que esta barra quilombera
no te deja
no te deja de alentar...”

Canto de torcida em estádio de futebol tem q ser canto de guerra, aquilo no gramado não é um jogo de xadrez, não é um competição de nado sincronizado, é uma batalha. Há de se estimular com cantos que estimulem a hombridade, raça, a vontade, o orgulho e a agressividade dos guerreiros, digo, dos jogadores. Em tempo, a agressividade aqui não é pra jogar como Portugal e Holanda distribuindo cabeçadas e pontapés, mas a vontade vencer, de partir pra cima.