Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

terça-feira, junho 01, 2004

Sociedadezinha nazista de merda

Desde o fim de semana rolava uma rebelião dentro de uma Casa de Custódia, em Benfica, Zona Norte carioca. Desde o fim de semana as autoridades estaduais nao se manifestam a respeito. Mas colocam num mesmo espaço físico, incrustado em uma zona residencial (entre um bairro e uma comunidade favelada, o Parque Arará), personagens q pertencem a a facções rivais. Eu, q nao trabalho com sistema prisional, q nao trabalho com Segurança Pública, sei q nao funcion. O quadro já nao era bom. Só que lá dentro, dentro da Casa de Custódi (o nome bem q já deveria ser claro o suficiente, casa de CUSTÓDIA, onde as pessoas deveriam ficar sob responsabilidade do Estado) pelo menos 30 pessoas MORRERAM. TRINTA MORTOS! E NINGUÉM SE IMPORTA!!!!

Tá, tá bom. Se estavam na Casa de Custódia era pq esperavam julgamento e se esperavam julgamento, tinham envolvimento com parada errada. Mas nem condenados eram.

E daí? São 30 pessoas q tinham mãe, pai, esposa, filhos, parentes q foram MORTOS e a sociedade nao se toca, nao se importa. Parece q todo mundo concorda e acha legal esse tipo de coisa.

Quando foi em São Paulo, no Carandiru, quando 111 presos (condenados) foram mortos por uma invasão policial essa mesma sociedade já tinha achado tudo muito legal. São pobres, né? Q morram. Paulistas e cariocas pensam da mesma forma... é triste constatar que a classe média está chegando a esse ponto.

Aí vem à minha cabeça a parte hipócrita q vive aparecendo na mídia. Fazem passeatas pelas paz, manifestações pela paz. Mas só se importam em paz quando ela afeta a classe média. E quando um monte de gente pobre morre? Nao tem importância?

Ah, são marginais, têm mais é q morrer vão dizer uns. Mas são esses mesmos caras q precisam de oportunidade pra ter instrução, trabalho, saúde, emprego. Sao eles os primeiros a precisar de paz e o q a gente enquanto classe média faz??? NADA!!

Fica todo mundo calado. O q o estado faz??? Diz q fai reforçar as paredes??? Reforçar as paredes!!! Meu Deus, em q mundo eu vim parar...

Tô com nojo disso tudo, de todo mundo, dessa forma escrota de pensamento. Se pudesse voltava pro saco do meu pai agora.

Vidinha inútil. Sociedade inútil. Tudo inútil.