Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quinta-feira, fevereiro 12, 2004

O Boi Voador

Futucando o sítio da prefeitura do Recife dei de cara com essa foto, q remete ao famoso Boi Voador - tremendo caô criado por Maurício de Nassau... E falam q malandragem e caô é coisa de carioca... Ahãn... O tal Maurício, q nao era carioca, mas holandês, jogou o tremendo caozão e a recifensada caiu.



"(...) A história do “Boi Voador” começou no século XVII, quando a Companhia das Índias Ocidentais encomendou a Nassau a construção de uma ponte. Após algumas tentativas frustradas, o príncipe acompanhou a construção pessoalmente e os trabalhos duraram dois meses.

No primeiro dia de funcionamento, Nassau mandou avisar que faria um boi voar. O povo correu curioso para atravessar a ponte. Tanta gente passou de um lado pro outro que a soma dos pedágios rendeu 8,8 mil florins.

Nassau pediu emprestado a Belchior Alves Camelo um boi manso de sua propriedade e o fez entrar em uma casa e subir até o alto da galeria do seu Palácio. Em seguida, um boi empalhado, semelhante ao primeiro, apareceu voando, amarrado por cordas e movido por um engenho. O povo, tão bem enganado, ficou satisfeito."

O endereço da prefeitura é http://www.recife.pe.gov.br