Preto, pobre e suburbano

Esse aqui é o cotidiano de um simples jornalista carioca que mora e circula pra cima e pra baixo na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Mas acaba sempre voltando pra a base, em Bangu - terra onde só os fortes sobrevivem pq é longe pra burro e tem que ter saco pra aturar as idas e vindas...

quarta-feira, janeiro 28, 2004

Coisas de Padre Miguel...

- A sapataria: Na Rua Padre Paulo (padre q cheguei a conhecer e foi um daqueles líderes comunitários que marcam uma região) existe uma sapataria de nome beeeem peculiar. A tal sapataria fica em frente a igreja do Sagrado Coração de Jesus, da paróquia a qual pertenço e onde fui crismado, é bem discreta mas quando se bate os olhos não há como esquecer. Seu nome: "Sapataria Shoe de Bola". É um dos nomes mais absurdos e criativos q já vi. O caras faz uma singela brincadeira com shoe, com sapato e com a expressão 'show de bola'. É quase um gênio do marketing.

- Outra situação é coisa bem de cidade do interior. Alguns bairros da Zona Oeste do Rio conseguem ter esse clima, essa coisa interiorana. A já citada igreja existe há algumas décadas, já. Só q um estabelecimento bem peculiar abriu na esquima da mesma rua há, no máximo, dois anos. A entrada do tal estabelecimento fica na Avenida Santa Cruz, mas os seus fundos dão direto na igreja, visto q ocupa o terreno adjacente. O estabelcimento é a casa de massagem, casa de luz vermelha ou qq outro nome mais 'popular' q possa ser dado... O lugar é tao benquisto pela comunidade q vez por outra passo lá um carro da Polícia Militar (q deveria estar fazendo ronda) está parado na porta. Ahan... Muito bom. É a convivência do sagrado e do profano, literalmente, lado a lado...

- E tem mais! O dono do estabelecimento, figura q já se tornou popular na galera q frequenta o lugar, é pré-candidato a vereador. Será q se elege? Sei nao, hein.... Até acho q sim.

Em tempo, Padre Miguel não é mais o sacerdote que atende pelo nome de Miguel, o tal padre era espanhol e morreu há alguns séculos. A área por onde ele viveu ganhou seu nome, logo essa Padre Miguel a q me refiro é o bairro onde se encontra, entre outras coisas, a comundiade de Vila Vintém, a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Unidos de Padre Miguel - onde rola hoje em dia um dos bailes mais conhecidos da Furacão.